Como formatar seu smartphone

18 mar

Neste artigo eu vou te ensinar como formatar seu smartphone que vem com o sistema operacional Android. Isso pode ser bem útil quando você vai vender o aparelho e quer apagar todos os dados ou acha que ele está muito lento.

O primeiro passo é fazer Backup dos dados. Vamos lá? Pra isso, vá em “Configurações” e no tema “Contas”, clique no ícone da Google, acesse sua conta Gmail e marque todas as opções.

Depois, volte e, no tema “Pessoal”, selecione o título “Backup e Redefinir” e escolha as opções “Backup e Restauração”. Ah!

Não esqueça de ver se no título “Conta de Backup” está escrito o seu endereço de Gmail, viu? Quando o aparelho for formatado para o estado de fábrica, todos os aplicativos, mensagens SMS e senhas de redes Wi-Fi que você tinha guardado podem ser baixados da sua conta de e-mail.

Faça backup dos seus arquivos

Mas ainda é preciso salvar suas fotos, vídeos e outros arquivos. Pra fazer isso existem várias formas, viu? Um jeito muito fácil é o armazenamento na nuvem, que faz uma cópia dos conteúdos em um servidor remoto e você pode acessá-lo sempre que precisar. Você pode usar o Dropbox, por exemplo. Vá até a loja do Google, digite o nome do app e clique em “Instalar” e depois “Aceitar”. Quando terminar a instalação, abra o aplicativo e faça seu registro.

Em seguida, ative a opção de envio da câmera e escolha se também quer enviar os vídeos. Assim, toda vez que você tirar uma foto ou gravar um vídeo, uma cópia será salva na sua conta. Mas atenção! Lembre-se que ao ativar o serviço, é preciso esperar que as imagens antigas sejam enviadas para o servidor do Dropbox!

Por padrão, ele só faz isso quando você está conectado em uma rede Wi-Fi para não gastar sua franquia de dados da operadora de celular. Se o seu aparelho tiver entrada para cartão de memória, outra opção é copiar todo material para ele. Retire o cartão antes de formatar o aparelho e depois o recoloque pra acessar seus conteúdos.

Outra opção é você transferir as fotos, vídeos e músicas através de um cabo USB para o seu computador ou ainda usar o Bluetooth para enviar os arquivos sem ter de plugar nada! Prontinho!

Só um lembrete! Antes de continuar, tenha certeza que seus arquivos foram realmente salvos em outro lugar usando uma das opções que acabei de falar. Assim você não corre o risco de perder nada! Agora, já dá pra restaurar as configurações originais do Android. Então, vamos lá!

No menu, escolha a opção “Configurações”, toque sobre o item “Fazer backup e redefinir“ e lá no final da página “Restaurar dados de fábrica“ ou “Configurações Originais”. Feito isso, vai aparecer uma tela com o item “Restaurar Telefone” e é nele que você tem que clicar. Aí, selecione a opção “Apagar tudo”.

Assim que o aparelho for reiniciado, é só fazer o login na conta de e-mail que você cadastrou o backup, que tudo volta ao normal. Viu como é simples?

Até a próxima!

Saiba mais: https://www.facebook.com/henriquepazinoficial/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *