Porque a dieta Dukan é tão famosa?

12 mar

A Dieta Dukan é a queridinha de muitas famosas que precisaram perder peso rápido por alguma razão: subir ao altar, voltar ao manequim depois de uma gravidez, etc. Entre as beldades famosas que usaram a Dieta Dukan para voltar à silhueta que tinham, estão a princesa britânica Kate Middleton, a estrela americana Jennifer Lopez e a atriz espanhola Penélope Cruz. As três recorrem ao método desenvolvido pelo nutrólogo Pierre Dukan, criador do método SlimPower.

O programa alimentar do Dr. Dukan está plasmado no livro “Emagreça sem Sacrifícios”, veja mais neste link. Este programa está dividido em quatro fases e, em cada uma delas, você pode comer determinados alimentos por um período de tempo estabelecido segundo quanto peso quer perder.

No entanto, você deve escolher as proteínas magras e sua preparação deve ser feita com pouco óleo. Se seguir corretamente cada um dos passos, é possível secar 1 kg já no primeiro dia de dieta. Depois disso, basta planejar quantos quilos deseja perder e seguir firme no regime.

A Dieta Dukan, após você atingir o peso que deseja, oferece um programa cuja etapa se chama manutenção para que você não volte a engordar nunca mais.

Segundo seu criador, a Dieta Dukan permite emagrecer cerca de 5 kg apenas na primeira semana. Motivo de sobra para você começar imediatamente se quiser baixar de peso logo. Além disso, se as celebridades fazem uso desse procedimento e funciona, por que não funcionaria com você? Com determinação e disciplina, você também poderá alcançar os objetivos que deseja com relação aos quilos que quer perder.

O médico francês Dr. Pierre Dukan explica em detalhes em seu livro: ‘Não consigo emagrecer’ cada uma das fazes da Dieta Dukan. Não se trata de uma dieta que mude os hábitos alimentares das pessoas que decidem experimentá-la, Slim Power funciona . Por isso, se não tiver cuidado, pode recuperar todo o peso perdido em pouco tempo.

Fases da Dieta Dukan

Fases Dieta Dukan

A Dieta Dukan é estruturada em quatro fases, sendo duas para emagrecer chamadas de Ataque e Cruzeiro; e duas para estabilizar o Peso Ideal, chamadas Consolidação e Estabilização. Além do livro, você pode contar com acompanhamento online, onde pode ser guiado e acompanhado desde o primeiro dia até consolidar o seu peso ideal.

Fase de Ataque: é a fase em que a motivação é logo respondida, pois você perde peso rapidamente. Nela você pode comer 66 alimentos ricos em proteínas autorizados para comer à vontade. O tempo de duração pode variar de 1 a 7 dias no máximo e a perda de peso pode chegar até 5 kg para pessoas acima de 20 quilos.

Fase Cruzeiro: além das 66 proteínas, são adicionados 34 legumes e verduras, somando 100 alimentos liberados na Dieta Dukan que também podem ser consumidos à vontade. Essa fase propõe uma perda de peso um pouco mais moderada, podendo chegar a perder em média 1 kg por semana.

Fase Cruzeiro Dieta Dukan

Fase de Consolidação: Acrescenta-se aos 100 alimentos, frutas, pão integrais, queijos, carboidratos e o conceito de Refeição de Gala. Esta é a fase de reedução alimentar, que dura 10 dias por peso perdido para impedir o efeito sanfona.

Fase Consolidação Dieta Dukan

Fase de Estabilização: Aqui nada mais é proibido, mas é obrigatório seguir três regras simples para o resto da vida: a quintas -feira Proteica, 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia e 20 minutos de caminhada diária + abandono para sempre dos elevadores.

Estabilização Dieta Dukan

Tempo de duração de cada fase segundo quantos quilos quer perder:

  • Para quem quer perder 5kg: 1 dia na 1ª fase;
  • Para quem quer perder de 6 a 10 kg: 3 dias na 1ª fase;
  • Para quem quer perder de 11 a 20 kg: 7 dias na 1ª fase.

O tempo de duração das outras fases pode variar de acordo com a perda de peso de cada pessoa. Além disso, os únicos doces permitidos são o pudim de ovos com leite desnatado do Dr. Dukan e a gelatina light sem açúcar.
Alimentos permitidos e proibidos em cada fase da Dukan

Primeira fase:

Alimentos permitidos: carnes magras, grelhadas, assadas ou cozidas sem adição de gordura, kani, ovos cozidos, peito de peru defumado, iogurte natural ou desnatado, leite desnatado, queijo cottage.

Alimentos proibidos: todos os carboidratos, como pão, arroz, macarrão, frutas e os doces.

Segunda fase:

É introduzida na alimentação alguns legumes e verduras, mas ainda não é permitido comer carboidratos. Os legumes e as verduras devem ser consumidos crus ou cozidos em água e sal, e o único doce permitido é gelatina light. Os temperos utilizados devem ser azeite, limão, ervas como salsa e alecrim ou vinagre balsâmico.

Alimentos permitidos: tomate, pepino, rabanete, alface, cogumelo, aipo, acelga, berinjela e abobrinha.

Alimentos proibidos: alimentos ricos em carboidratos, doces e frutas.

Terceira fase:

Além das carnes, dos legumes e das verduras, também se pode comer 2 porções de frutas por dia, 2 fatias de pão de forma integral e 1 porção de 40 g de qualquer tipo queijo, 1 porção de carboidrato 2 vezes por semana, como arroz integral, macarrão integral ou feijão, e pode-se ter 2 refeições completas livres, com alimentos que já tenham sido permitidos na dieta.

Alimentos permitidos: proteínas, legumes, verduras, 2 frutas por dia, pão integral, queijo.

Alimentos proibidos: arroz, macarrão e feijão mais de 2 vezes por semana e todos as outras fontes de carboidratos. Frutas proibidas: banana, uva e cereja.

Quarta fase:

Nesta fase você deve fazer 1 vez por semana a dieta da proteína semelhante à 1ª fase, 20 minutos de exercício físico por dia, e ingerir 3 colheres de farelo de aveia por dia além de beber no mínimo 2 litros de água por dia para garantir o bom funcionamento intestinal e eliminar as toxinas. Outros líquidos permitidos são chá, café sem açúcar nem adoçante e refrigerante zero, com moderação.

Alimentos permitidos: todos os tipos de alimentos são permitidos, mas deve-se dar preferência aos produtos integrais e é obrigatório comer 3 porções de frutas por dia.

Alimentos proibidos: nada é proibido, pode-se ter uma alimentação normal.

Se fizer todos os passos sem trapacear, conseguirá os mesmos resultados que as famosas.

One thought on “Porque a dieta Dukan é tão famosa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *