Maneiras de economizar água

17 fev

A água é o bem mais precioso e vital que a Natureza já nos deu, mesmo que em nossas vidas diárias pareça ser um bem inesgotável e facilmente acessível.

Maneiras de economizar água

A disponibilidade de recursos hídricos no planeta é cada vez mais limitada e é importante aprender a economizar água em casa.

Para não desperdiçar nem uma gota da água que consumimos todos os dias para nossas necessidades: higiene pessoal, limpeza doméstica, cozinha, rega de flores e plantas e assim por diante.

Maneiras de não desperdiçar água

O desperdício de água (e quase inevitavelmente energia) é suficiente para modificar levemente nossos hábitos, mesmo aqueles aparentemente mais triviais.

Existem muitos outros truques que podemos criar e colocar em prática para aprender a não desperdiçar água. 

A princípio, é muito importante conhecer a sua conta de água, dessa forma, você pode conferir as variações de hábitos para saber o que costuma gastar mais na sua casa. 

Para isso, basta solicitar uma sabesp 2 via de conta vencida!

Vamos conferir agora algumas regras básicas que queremos compartilhar com você.

Torneiras

Forneça a todas as torneiras domésticas com redutores de fluxo especiais, esses aparelhos simples permitem misturar água e ar, obtendo economia de até 30%.

Lembre-se de realizar verificações e manutenção periódica nas torneiras, juntas e tubos para evitar ‘vazamentos’ perigosos.

Uma torneira que perde uma gota de água a cada segundo pode dispersar até 5.000 litros de água potável em um ano.

Verifique periodicamente o estado das torneiras, juntas e tubos. Desta forma, será possível evitar perdas e desperdícios desnecessários

Mantenha a torneira aberta apenas pelo tempo estritamente necessário, esta regra se aplica acima de tudo ao escovar os dentes, fazer a barba, fazer a barba, lavar a louça, frutas ou legumes no balde.

É melhor encher a pia, ou uma bacia e tornar essa quantidade suficiente, usando água corrente apenas para enxaguar.

De fato, ‘contentar-se com’ um pouco de água não significa privar-se dela.

O uso correto de eletrodomésticos

Outra regra fundamental para obter economia máxima de água e energia é usar os eletrodomésticos corretamente.

Os ciclos de lavar louça e máquina de lavar sempre devem ser pesados ​​e iniciados em carga máxima.

Para lavar a louça, use melhor a máquina de lavar louça e, se não for possível, evite deixar a água da torneira escorrer por horas e horas, mesmo enquanto ensaboa a louça.

Compre aparelhos de classe A + e A ++, estes aparelhos garantem alta eficiência energética e grande economia de água de até 50% por ciclo de lavagem, tanto para eletricidade quanto para água utilizada.

Uso ecologicamente correto do banheiro

É aconselhável limitar o tempo gasto no chuveiro a 7 a 10 minutos, no máximo, evitando desperdiçar ‘rios’ de água apenas para relaxar sob a água quente.

Fechar a torneira pelo tempo necessário para ensaboar e reabri-la para uma lavagem rápida, embora precisa, é outro “esforço” útil para evitar o desperdício de outras águas preciosas. 

Pequenos ‘sacrifícios’ por grandes economias (de 30 a 50% do consumo anual de água de uma família média), tanto para nossos bolsos quanto para o meio ambiente.

Aqueles que precisam reformar o banheiro ou simplesmente substituir o vaso sanitário podem optar por uma nova geração de ‘fluxo diferenciado’ ou ‘fluxo baixo’ que permita limitar a quantidade de água movida para cada vazão para cerca de 2 litros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *